Quadratur@dasletras
Literacia da leitura
Comunidade de leitores
Prémio Melhor Leitor
Cada premiado - alunos, docente e não docente -partilhou os seus gostos literários.
Oferecer livros também promove a leitura e faz leitores. Parabéns!
No dia 8 de março, na biblioteca da EB 2 e 3 de Nogueira, reunimos a comunidade de leitores - alunos, professores, 2 encarregados de educação e uma assistente operacional - num total de 19 pessoas. Conversar sobre livros é sempre muito enriquecedor.
Palavras em Movimento
A Menina que Não Sabia Contar
A autora, Elisabete Pereira, foi convidada pelas turmas das Bibliotecas da E1 de Nogueira e de Esporões para a atividade Palavras em Movimento. Esta conversa realizada em 5 sessões, num total de 187 alunos, abarcou temas como a matemática, entre outros... O livro, recentemente lançado pela escritora intitula-se "A Menina que Não Sabia Contar".. Foi uma surpresa verificar que a mensagem principal levou crianças e adultos a refletirem sobre os obstáculos colocados pela vida e a forma como podemos ultrapassá-los.
Os alunos sentiram ainda a necessidade de colocar outras questões "desafiando" a autora a partilhar pormenores da sua vida com escritora., professora e como mãe.
Palavras em Movimento
Era uma vez um vírus...o Sars-CoV-2
Na N3,4C, turma da Escola Básica nº1 de Nogueira, resolvemos debater um tema centrado nas experiências dos alunos com a Covid 19. Assim, todos os alunos relataram as suas experiências sobre com o vírus Sars-Cov-2. Desse debate foram selecionadas as "histórias reais" destas crianças. Algumas tiveram Covid 19, outras estiveram em contato com familiares ou amigos contaminados, sendo obrigadas ficar em quarentena em casa.
Por iniciativa da Associação de Pais/E.E. esta experiência alargou-se às 10 turmas da escola, sendo publicado, por esta Associação, no final do ano um livro intitulado Dentro da Casca de Noz.
​
Guião
Por força da pandemia, a comunidade de leitores do 2º período foi feita à distância.
Alunos, Pais/EE, a Presidente da Junta de Freguesia, professores titulares e bibliotecários, encontraram-se nesta comunidade de leitores que aconteceu pela primeira vez na Biblioteca da Escola nº 1 de Nogueira e permitiu aos presentes esclarecerem dúvidas de forma a terem uma participação ativa na preservação da natureza.
Na EB 2e3, a primeira sessão da Comunidade de Leitores teve lugar no dia 22 de outubro, Dia Internacional da Biblioteca Escolar. Em torno da temática Vamos conversar sobre livros e leituras, cada participante falou das suas experiências enquanto leitor.
Participaram alunos dos dois ciclos, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação. Todos saímos mais ricos e com vontade de voltar.
A Natureza fora de Portas
No dia 22 de novembro de 2018, os alunos da turma N4A e outros convidados reuniram-se na Biblioteca da Escola nº 1 de Nogueira, em torno do tema Encontros com a Natureza ou a Natureza Fora de Portas. Esta comunidade contou, entre outros, com a presença da Engª do Ambiente Ana Cristina Costa que ajudou a esclarecer muitos dos problemas levantados pelos alunos sobre este tema da atualidade.
Em Busca de Alberto Sampaio
No dia 12 de dezembro de 2018, teve lugar na Biblioteca da Escola nº 1 de Nogueira, uma sessão subordinada ao tema: Em Busca de Alberto Sampaio. Os alunos do N4C entrevistaram a Engª Emília Sampaio Faria, sobrinha trineta do patrono do nosso Agrupamento. Depois de terem lido o conto História de Alberto da autoria da convidada, elaboraram previamente um conjunto de questões relacionadas com a vida e obra de Alberto Sampaio. Como estavam presentes outros convidados, pais, professores, direção e associação de pais, todos tiveram a oportunidade de contribuir com os seus conhecimentos, destacando a importância de Alberto Sampaio no seu tempo, bem como a atualidade de algumas das suas pesquisas. A entrevista foi depois redigida na sala de aula. Será publicada em breve no Jornal da Associação de Pais desta Escola.
À Conversa com o autor Júlio Borges
O autor da obra O País sem Números foi convidado pelo N3B. Esta conversa abarcou temas como a leitura, a escrita e a matemática. Entusiasmados com as respostas de Júlio Borges, os alunos sentiram a necessidade de explorarem muitas questões, para além do que estava previsto. Assim, alunos e convidados saíram dispostos a seguirem os conselhos deste Professor que ao sentir a necessidade de escrever para os seus alunos passou ao papel de "autor"...
Leitura em voz alta
No dia um de fevereiro, Dia Mundial da Leitura em Voz Alta, a Comunidade de leitores da biblioteca Gracinda Castanheira voltou a reunir-se. Desta vez, o objetivo foi dar voz aos textos. Foram muitos os leitores e muitos os ouvintes.
Abraçar o ambiente
​
No dia 14 de março, no âmbito do projeto "Abraçar o ambiente" , os alunos do 3º A e B convidaram a Sra. Presidente da Junta de Freguesia para um debate. Neste sentido foram uma vez mais valorizados o prazer de ler e a preservação do ambiente.
A Dra. Goretti Machado apresentou o livro O Grilo Verde , de António Mota.
Depois de uma leitura em voz alta, passou-se à interpretação e discussão do tema em debate. Foi grande a interação dos alunos com os convidados e professores.
​
​
​
Leitura em voz alta/Eu gosto de ler...
Os alunos das turmas E4 e N4 das Bibliotecas do 1º Ciclo treinam a leitura em voz alta...
Ler em conjunto com os colegas é realizado em contextos e com objetivos diferentes. A turma E4, na fotografia ao lado, prepara uma leitura encenada da lenda, A Sopa de Pedra.
Um Olhar sobre Sophia
6 de novembro de 2019 | Biblioteca Gracinda Castanheira
Para celebrar Sophia de Mello Breyner Andresen, juntamos professores e alunos numa Comunidade de Leitores. O que sabemos da autora, o que lemos, o que gostamos de ler, foram alguns dos temas de conversa.
Encontro com o Ilustrador
Sebastião Peixoto
Biblioteca nº 1 de Nogueira
A 6 de fevereiro de 2020, na Biblioteca da Escola Básica nº 1 de Nogueira, a turma N4A, recebeu o Ilustrador Bracarense, Sebastião Peixoto. A conversa surgiu em torno da obra:
O Homem da Nuvem Escura.
Esta comunidade partilhou ideias e conselhos sobre a prática da "ilustração", associada à leitura e escrita. Este livro, segundo Sebastião Peixoto, marca um tempo e um espaço muito próprio na sua vida pessoal...Revelou, pela primeira vez, o contexto em que esta obra surgiu. Entusiasmados com as respostas do ilustrador Bracarense, os alunos sentiram a necessidade de tirarem partido desta experiência tão rica como motivadora, colocando não só as questões já preparadas como muitas outras. Posteriormente, todos os alunos da Escola assistiram a uma sessão de ilustração de um dos personagens deste livro. Tiveram ainda a oportunidade de levantar e esclarecer dúvidas sobre a "arte de ilustrar"...
À Conversa com José Lima Oliveira
Biblioteca de Esporões
Na Biblioteca da Escola Básica de Esporões, na presença de alunos professores, pais e Associação de Pais, realizou-se no dia 13 de fevereiro um encontro com o Dr. José Lima Oliveira. É natural de Esporões e considerado um "herói" quando, ainda criança, salvou 2 irmãos que estavam sozinhos em casa.. A casa já ardia...Depois de partir um vidro e entrar pela janela, abriu a porta para um deles sair e pegou no bebé. A casa ruiu logo em seguida... Esta saga passa-se nos anos 60 e os nossos alunos do E4 ao saberem deste caso, lançaram-se numa investigação à procura de dados… Depois convidaram este professor de Biologia para relembrar o dia em que tudo aconteceu e contar como este feito alterou o rumo da sua vida...
No final as crianças tinham uma surpresa para homenagear o convidado... Foi um momento único, emocionante e o nosso convidado um exemplo para as crianças e adultos...
Espaço de partilha de leituras dos alunos do ensino secundário.