Quadratur@dasletras
Oficinas de escrita criativa
Escrita Criativa
Viajar com a Arte
A oficina de escrita “Viajar com a arte" teve como objetivo promover o gosto pela escrita junto dos alunos do 9º ano de escolaridade. A partir de uma exposição patente nas bibliotecas sobre o tema “contos de fadas e contos tradicionais”, os alunos foram convidados a produzir um texto escrito. Na biblioteca Manuel Monteiro a oficina realizou-se no Mês das Bibliotecas Escolares. Na biblioteca Gracinda Castanheira foi desenvolvida na Semana da Leitura.
O Medo em BD
O ilustrador André Caetano dinamizou uma oficina de banda desenhada com os alunos do 6ºF.
Contos Tradicionais do Mundo
Os alunos do 5A e do 5B reuniram-se na biblioteca para apresentarem alguns dos contos tradicionais que recolheram. O 5A recorreu à ferramenta Padlet para reunir os textos, áudios e desenhos e o 5B usou o Bookcreator para fazer um livro digital com as suas recolhas. Os trabalhos foram produzidos nas aulas de Português e também tiveram a preciosa ajuda das famílias. Parabéns!
CARTAS AO PLANETA TERRA
Projeto BeGreen
Grupos de alunos do 4º ano realizaram debates no âmbito das alterações climáticas e das consequências destas para o nosso planeta. Criaram diferentes "mascotes" relativas aos gases prejudiciais à terra. Finalmente escreveram cartas ao nosso “Planeta". Estas falam da necessidade de "cuidar da Terra" e dão sugestões nesse sentido. A atividade envolveu 6 turmas de diferentes escolas, num total de 78 alunos. As cartas e o significado das diferentes mascotes foram gravadas, utilizando a ferramenta canva e depois partilhadas com outras turmas.
Gases prejudiciais ao Planeta
(Mascotes)
O autor e a ilustradora da obra, Onde está o meu abraço, estiveram em direto, via Zoom, nas salas de aula das Escolas Eb1 de Nogueira e Esporões nas turmas do 2º ano. Para além de ouvirem contar esta história que nos fala dos afetos, no final da sessão, as crianças questionaram o autor, António Vilhena, assim como a ilustradora, Márcia Santos, sobre pormenores, como por exemplo, o significado do "cabelo ao vento" da personagem principal, a Maria Popó. Entretanto, aqueles meninos e meninas iam registando em imagens e palavras as suas próprias ideias.
clica nas imagens
Sale Ends Tomorrow
A atividade surgiu na aula de Português, no seguimento da leitura de: “A vida mágica da Sementinha". Os alunos decidiram saber mais sobre flores e cada um escreveu um poema. Em Educação Visual fizeram as ilustrações e na biblioteca aprenderam a usar o bookCreator para produzirem os livros. Foram envolvidas 2 turmas e 2 professores.
histórias em banda desenhada
A ferramenta ToonDoo foi usada, principalmente, nas aulas de apoio ao estudo de 6.º ano. Depois de breves explicações, os alunos ficaram entusiasmados e facilmente aderiram à produção das suas próprias histórias. Alguns criaram só uma prancha, outros um livro, como a Inês, na imagem acima (9 páginas).
usando o storybird
O Storybird foi outra ferramenta utilizada para criar histórias em formato digital. A partir da seleção de um conjunto de imagens, os alunos criaram as suas histórias.
outros cenários outras histórias
Em articulação com os professores de Português de 5.º ano, foram criadas histórias a partir de um conjunto de imagens entregues de forma aleatória a cada grupo de trabalho. Este e-book foi produzido pelo 5ºA.
Se eu fosse...
Criar frases a partir da expressão "se eu fosse ..." permite a criatividade.
António Variações - dar e receber
Receber é bom,
Mas dar é melhor.
Dar é uma virtude.
Dar carinho,
Dar afeto,
Dar a quem necessita,
Dar a quem não tem teto.
Receber é bom,
Mas dar é melhor.
A Rede de Bibliotecas de Braga organizou o "VII Encontro de Escritores do Minho", este ano dedicado a António Variações. Foram propostos dois concursos, um de escrita e outro de ilustração. Esta ilustração obteve uma menção honrosa.
biteable - produção de videos
Concurso Conta-nos uma História
​
A Branca da Net
​
A turma N 2 da Escola nº1 de Nogueira participou no concurso "Conta-me uma história", lendo, reescrevendo e gravando a história da Branca de Neve, dando-lhe o título "Branca da Net". Os alunos, atualizaram este conto, trazendo-o para os dias de hoje… Assim, foram trabalhadas questões como a auto - estima e a necessidade de cada um ser capaz de avaliar certas situações e decidir por si próprio. Interligada com esta questão estão os "anões" que não eram aceites por serem diferentes. Esta "Branca da Net" alerta para o "perigo" de nos deixarmos influenciar.
RAP - À descoberta de Esporões
A turma E3 da Escola nº1 de Esporões, participou no Concurso Conta-nos uma História criando poemas num estilo muito próprio e assim surgiu o título: RAP - À descoberta de Esporões.
Teatro de Fantoches
Os Três Porquinhos
Os alunos da Eb 2/3 de Nogueira do E.E, recriaram esta história e, num dia de junho prepararam-se para a apresentar aos seus colegas do 1º ciclo. Para além dos fantoches, o conto foi adaptado e gravado com músicas apelativas que deixaram verdadeiramente deliciados os 80 colegas mais pequeninos que assistiram… Seguiu-se um debate em torno das questões da "diferença" e das responsabilidades que devemos assumir à medida que crescemos como foi provado nesta história...
Jogo das Emoções
Os alunos do N2, depois de assistiram a uma apresentação multimédia sobre este assunto, participaram num debate e, finalmente criaram pequenos textos. Foi muito interessante e todos gostaram de participar...
A Cor dos beijinhos
A questão é a seguinte:
- Que tipo de afetos "podemos" ou "não podemos" aceitar?
Assim cada "cor" do "beijinho" tem associado um tipo de afeto:
- Bom dia!
- Obrigada.
- etc.
Mas também devemos ter o direito de dizer "NÂO" e recusar um determinado gesto.
Mais uma vez os alunos do 2º ano escreveram pequenos textos e desenharam diferentes "beijinhos" ....
No dia 12 de novembro, os alunos do 7A participaram na oficina “uma pergunta simples” com a ilustradora Susana Carvalhinhos. Cada aluno teve a oportunidade de escrever e ilustrar uma história.
Uma pergunta simples
oficina
Dia da Água
A importância da água no olhar dos alunos do 6ºA.
Dia do Livro
Em tempos de pandemia, na aula de Português e em articulação com a Biblioteca Escolar, os alunos foram desafiados a escrever sobre sentidos e emoções.
Este é um espaço de escrita criativa ao dispor de toda a comunidade da ESAS. Tendo por base o concurso de poesia "Faça lá um poema", os alunos dos vários niveis de ensino são desafiados a apresentar um poema.